DICAS PARA MINIMIZAR A ANSIEDADE NO REGRESSO ÀS AULAS
Terminadas as tão desejadas férias de verão, é hora de todos regressarem às suas rotinas diárias. A Your People sugere algumas dicas para que tudo corra de forma tranquila, assegurando a estabilidade que as crianças necessitam nesta etapa.
Fonte: Susana Krauss em Sapo Lifestiyle (03/09/2018)
As manhãs voltam a trazer consigo as correrias para que todos possam sair de casa a horas e muitas vezes esta fase é vivida com algum stress.
Siga estas dicas para que tudo corra com a maior tranquilidade possível.
1. DÊ O EXEMPLO
Quando os pais estão calmos e serenos, é mais fácil que as crianças se sintam da mesma forma com o regresso à escola, por isso relaxe e transmita confiança.
2. PLANEIE UMA VISITA
Antes do primeiro dia de aulas, organize uma visita à escola para familiarizar a criança com o ambiente escolar.
3. ENVOLVA O SEU FILHO NA COMPRA DO MATERIAL ESCOLAR
Crie um orçamento para o material escolar e estabeleça um valor máximo que não deverá ultrapassar. Converse com o seu filho e explique o mais claramente possível que existe um limite a cumprir, mas que a escolha de todo o material se pode ajustar dentro desse valor, mas deixe-os ter alguma liberdade de escolha. Ou seja, tente dar algumas opções ao seu filho: se quiser ter uma mochila mais cara, deverá escolher uns cadernos mais básicos e baratos.
4. REINTRODUZA GRADUALMENTE OS HORÁRIOS DE DEITAR E LEVANTAR
Durantes as férias, a hora de adormecer e acordar ficam por norma adiados para horários mais tardios. Tendo em conta que esta “reprogramação” dos ciclos de sono não se faz do dia para a noite, é conveniente que na semana antes do início das aulas comece a adaptar gradualmente os seus filhos aos novos horários de setembro. O mesmo é válido para os horários das refeições. Para manhãs mais calmas e sem correrias, aconselhamos a que para além dos pais, também os filhos tenham um despertador.
5. CRIE UM ESPAÇO DEDICADO AO ESTUDO EM CASA
Para as crianças mais velhas, é importante que exista em casa um sítio próprio para a realização dos trabalhos de casa e para o estudo, que seja calmo, livro de ruídos e estímulos externos, como televisão e internet. Compre uma secretária confortável e com um preço competitivo, sem esquecer um candeeiro para iluminação direcionada e uma cadeira ergonómica. No caso das crianças mais novas, o princípio é o mesmo, mas o local de estudo poderá ser adaptado à mesa da cozinha ou da sala, para permitir um acompanhamento mais próximo dos pais.
6. CONTROLE A ANSIEDADE DO SEU FILHO
Todas as mudanças são geradoras de ansiedade”. Ainda que o seu filho vá para o mesmo ambiente escolar há sempre mudanças. A melhor forma de lidar com esta ansiedade é conversando, ouvindo os seus medos e receios. Não os considere “parvos ou sem razão de ser”, dado que para ele têm muita importância. Tente em conjunto com o seu filho analisá-los e encontrar possíveis soluções.
7. RELAXE E DIVIRTA-SE!
O regresso às aulas é um grande momento, mas é um momento que se vai repetir todos os anos, por isso nada de correrias, stress ou ansiedade. Prepare este momento com o seu filho a cada minuto, de uma forma divertida e única. Envolva-o atribuindo responsabilidades e privilégios e divirtam-se. Registem os momentos com fotos, para mais tarde recordarem.
Artigos Relacionados
COVID-19: Saiba mais sobre as consultas de psicologia online por videochamada
Informamos que devido a pendemia de COVI-19 além das consultas presenciais...
Quando as criança deixam de falar
Quando iniciou o segundo ano do primeiro ciclo, Luísa (nome fictício) deixou de...