
Psicologia e Desporto: ajuda mútua para a qualidade de vida
Fonte: Thiago Almada em Apex Conteúdo estratégico (08/07/2019)
Segundo a teoria, a Psicologia do Desporto e do Exercício é a especialidade da Psicologia em que a “aplicação e desenvolvimento da teoria psicológica atua para o entendimento e intensificação do comportamento humano no ambiente desportivo. É uma área na qual estão inseridos diferentes contextos do Esporte, desde a prática desportiva recreativa, até o alto rendimento de atletas, sempre com o objetivo de garantir a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida das pessoas”, explica Fabrício Raupp.
A especialidade é uma área emergente da Psicologia. “Está em crescimento tanto no número de profissionais, quanto de instituições formadoras e cursos de pós-graduação especializada”, destaca Fabrício. Os profissionais podem colaborar com orientações psicopedagógicas para professores de educação física, melhorar as condições motivacionais das práticas, facilitar a comunicação entre professores e alunos e refinar a aprendizagem. “A relação entre Psicologia e Desporto começa a ser construída logo no início da vida escolar, na recreação e, depois, nas aulas de Educação Física, em que o trabalho da(do) psicóloga(o) envolve diversas questões, como socialização, coletividade, união, trabalho em equipe, perdas, ganhos, entre outros pontos”, destaca.
Na vida adulta, as duas áreas seguem caminhando juntas no progresso da saúde física e mental. “A Psicologia ajuda na eficiência da prática desportiva, assim como o Desporto é uma das ferramentas de melhoria da Saúde Mental das pessoas. Mesmo aqueles que praticam atividades apenas nos fins de semana, já apresentam ganhos”, argumenta o profissional.
Para aqueles que se exercitam regularmente, do ponto de vista da Psicologia, a atividade física, diminui a ansiedade, aumenta a motivação, a confiança e a sensação de bem-estar, entre outros benefícios. Já para equipas e atletas de alto rendimento, a Psicologia ajuda a lidar com o emocional dos desportistas profissionais, que precisam lidar diariamente com provas, testes, campeonatos, colegas de equipa, treinadores, adeptos, público e demais desafios da carreira. “Nesse caso, o nosso trabalho é contribuir para que este atleta obtenha melhores resultados, de forma saudável e equilibrada”, afirma.
Artigos Relacionados
Apoio psicológico a agentes da PSP cresceu 50% desde 2011
Gabinete de Psicologia do Sindicato dos Profissionais de Polícia dá resposta a...